Núcleo Padre Dória (NPDOR) é o décimo Núcleo do Parque Estadual Serra do Mar, criado em 25 de março de 2014, com áreas pertencentes aos Núcleos São Sebastião, Bertioga e Caraguatatuba.
Devido à importância histórica, cultural e ambiental da região, as áreas foram desmembradas para a formação de um Núcleo no Planalto com a finalidade de facilitar a gestão e assegurar a proteção da flora, fauna, e das belezas naturais, bem como garantir sua utilização voltada para objetivos educacionais, recreativos e científicos.
Possui área de 26.154,02 hectares, está localizado nas cabeceiras do Alto Tietê, Alto Paraíba e planalto da Serra do Mar, distribuído entre os municípios de Paraibuna, Salesópolis, Biritiba Mirim, São Sebastião, Caraguatatuba e Bertioga.
O nome do Núcleo é uma homenagem ao Padre Manoel de Faria Dória, fundador da cidade de Salesópolis e responsável pela construção da Estrada Dória, que ligava as regiões do Vale do Paraíba e da grande São Paulo ao Litoral Norte Paulista.
A Estrada Dória possui seus traços e vestígios na Serra do Mar, apresentando muitos patrimônios históricos e culturais.
O Núcleo Padre Dória contribui na regulação da qualidade do clima, benefícios obtidos a partir de processos naturais como absorção de CO² pela fotossíntese das Florestas, polinização de plantas, controle de doenças e pragas, proteção dos morros, encostas e solos, além de contribuir na reciclagem de nutrientes e dispersão de sementes.
Em relação ao turismo, os benefícios intangíveis são de natureza recreativa, educacional, religiosa ou estético-paisagística, incluindo a capacidade de proporcionar lazer e bem-estar aos visitantes e moradores do entorno.
Outro importante fator é a preservação de recursos hídricos de dois importantes sistemas de abastecimento da grande São Paulo: o Sistema Rio Claro e o Sistema Produtor de Água do Alto Tietê e muitos outros rios que abastecem o Litoral Norte como o Rio Guaratuba.
A preservação dos ecossistemas e, consequentemente, dos serviços ambientais por eles prestados é fundamental à existência humana.
A sede administrativa está localizada no Município de Salesópolis, há 100 km de São Paulo no cruzamento do Vale do Paraíba (Santa Branca, Jacareí e São José dos Campos), Alto Tietê (Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes e Suzano) e Litoral Norte (Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela).
- Valor do ingresso:Não há cobrança de ingresso no Núcleo Padre Dória.
- Funcionamento:Os agendamentos ocorrem dentro da Programação de Educação Ambiental. Solicitar calendário de atividades pelo e-mail: pesm.padredoria@fflorestal.sp.gov.br
- Nunca deixe seu lixo pelo caminho. Se encontrar algum lixo no percurso, traga-o e deposite-o nas lixeiras do Centro de Visitantes.
- Não alimente nem maltrate animais e plantas
- Não leve nada do parque para casa, além de fotos, é claro!
- Leve um bom repelente
- Leve materiais de primeiros socorros, você poderá precisar
- Não fume nas trilhas, cigarros podem causar incêndios.
- Não faça fogueiras, isso pode acarretar em incêndios. Os infratores podem ser punidos com multa
- Use um bom tênis ou uma bota para caminhada
- Não use sabonetes ou shampoos nas cachoeiras, lagos e rios, eles poluem e causam danos aos peixes
- Leve alimentos práticos, leves e saudáveis, e lembre-se: traga seu lixo de volta
- Nunca pule em águas desconhecidas. Evite riscos desnecessários
- Fique atento às condições climáticas. Chuvas podem causar trombas d’água e inundações. Secas podem causar falta d’água
- Atenção:Qualquer atividade realizada no interior do Núcleo Padre Dória do Parque Estadual Serra do Mar deve ter obrigatoriamente autorização prévia de 10 dias e o acompanhamento de monitores autorizado pelo Parque
- Caso não seja atingido o número mínimo de participantes em atividades de educação ambiental programadas a equipe do Parque poderá entrar em contato para cancelar e reagendar para uma nova data
http://www.parqueestadualserradomar.sp.gov.br/pesm/nucleos/padre-doria/sobre/