DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: Os professores Emerson Barão Rodrigues Soldado e Jairo José Matozinho Cubas, juntamente com Evaristo dos Santos Pinto, diretor de políticas públicas da Associação de Anemia Falciforme de São Paulo (AAFESP) fizeram uma caminhada com fins de delimitação da área física. Foi usado o programa Strava com localizador de GPS registrando o percurso pelo Google Maps. Durante a caminhada foram registrados alguns aspectos iniciais de flora e fauna da região bem como a definição de um percurso viável para elaboração de uma trilha voltada à educação ambiental.
INFORMAÇÕES COLETADAS SEGUIDA DE ANÁLISE
1- Sobre a área demarcada.
A partir dos dados coletados com o GPS e programa Strava (Fig1) realizou-se um ajuste de estudo de demarcação da área, utilizando-se o Google Maps, para em seguida realizar mensurações (Fig 2 e 3 ). A distância percorrida foi de 4,7 km em um tempo de 1hora e 33 minutos
Após demarcação de área utilizou-se o recurso de delimitação de polígono para verificação de perímetro e área (Fig 4)
ANÁLISE DA ÁREA DEMARCADA
Inicialmente foi informado pelo Sr. Evaristo que a área total da propriedade onde está localizada a AAFESP seria de 53 mil m2 . Verificou-se que a área determinada pela metodologia utilizada é compatível levando-se em consideração os limites de demarcação oferecidos pelo programa Google Earth.
Observou-se que a demarcação física da propriedade não é clara exceto em sua porção norte (parte de trás da propriedade), onde existe cerca de arame farpado.
Pelo lado esquerdo (oeste) a propriedade faz divisa com uma outra associação ligada a recuperação de usuários de drogas; na sua porção direita (leste) faz divisa com propriedades particulares na forma de chácaras, na parte dos fundos (norte) há propriedade particular que usa o solo para pastagem de gado e na parte frontal (sul) faz delimitação com a estrada do Paiol.
2- Sobre as características do vestígio de mata atlântica observado, análise de fatores bióticos e abióticos e impactos humanos.
2.1 Caracterização ecológica da área
A área visitada apresenta um vestígio de mata Atlântica em bom estado de conservação. Nas suas bordas as sucessões estão em estágio secundário com bom estágio de recuperação.
Por apresentar um declive na região central da área, formando uma ravina, verifica-se um importante local de captação de água com formação de nascentes, água essa que é parcialmente canalizada para uso da sede da AAFESP.
Na flora podem ser encontradas espécies nativas e endêmicas da Mata Atlântica em bom estado de preservação e muitos vestígios da fauna de mamíferos, répteis, anfíbios e aves.
A Fauna Entomológica é visualmente rica, em especial de lepdópteros (borboletas), há também diversas espécies de aracnídeos
Análise da caracterização ecológica e sugestões.
Por tratar-se de uma área vestigial de mata Atlântica e por terem sido detectados, ainda que superficialmente, um bom estado de conservação da fauna e flora, a área deve ser analisada com levantamento sistematizado para catalogação e estudo.
A presença de nascentes indica a necessidade em se criar um plano de conservação de áreas de mananciais.
Para estudo da fauna e flora sugere-se duas linhas de trabalho.
- a) Estudo de fauna: sugere-se efetuar registros de vestígios de fauna e utilização de armadilhas fotográficas para identificação de animais. Sugere-se ainda um estudo específico da fauna ornitológica e entomológica bem como de aracnídeos.
- b) Estudo Botânico: sugere-se registro e identificação das principais espécies botânicas, em especial árvores e arbustos.
Para o estudo de potencial hídrico das nascentes sugere-se.
- a) Delimitação das áreas de nascentes evitando o pisoteio com compactação da área.
- b) Estudo de vasão da água em diferentes épocas para se determinar o potencial hídrico da área
- c) Reorganização dos mecanismos de captação de água na nascente com troca de encanamento e retirada de vestígios de encanamento já abandonados.
2.2 Caracterização do impacto humano sobre a área
Verifica-se diversas interferências humanas possíveis de serem minimizadas ou corrigidas por meio da educação ambiental e atuação de órgãos competentes.
- a) Verificou-se diversos vestígios de humanos na área causando impactos: (a) nos divisas verificou-se descartes de roupas e latas de bebidas.
- b) Existe a utilização da nascente que precisa passar por revisão quando a distribuição de encanamento que ficaram abandonados em instalações já desativadas.
- c) Identificou-se pontos de descarte de carrocerias de carro que estão dentro da mata necessitando ser removida pelos órgão competentes.
Análise do impacto humano sobre a área e sugestões.
Com base nos problemas observados sugere-se:
- a) Promoção de atividade para retirada de vestígios humanos como roupas e latas como meio para promoção de educação ambiental. A atividade poderia ser desenvolvida com a participação de alunos da rede pública do entorno.
- b) Verificação das mangueiras que estão em uso para retirada de mangueiras já desativadas.
- c) Relatório notificando autoridades sobre o descarte de carcaças de carros jogadas na mata com solicitação de estudo da viabilidade de retirada.
3- Sobre a potencialidade da área para estudos em Educação Ambiental: análise e sugestões.
A área onde a sede da AAFESP está situada faz parte de uma região de Mata Atlântica e área de manancial.
Está situada na porção centro-sul do município de Ferraz de Vasconcelos e na sua porção leste estabelece importante corredor ecológico com o município de Suzano na macrorregião conhecida como Sete Cruzes.
Essa caracterização por si justifica a necessidade de um olhar cuidados para a região.
Diante do exposto o principal mecanismo de se tentar coibir a degradação e incentivar a conservação é a Educação Ambiental, aliado a fiscalização do local pelos órgãos públicos.
A AAFESP possui uma sede com alojamento e sanitários e área para reuniões que poderia ser aproveitado para o fim de educação ambiental.
Sugere-se o estudo de uma proposta de criação de um centro de educação ambiental para a população e estudantes da região.
Dentro desta proposta o IFSP por meio do LIB comprometeu-se em reunião realizada no 1º seminário de preservação do Cambiri (ata em anexo) a fazer a demarcação e estudo da área da sede da AAFESP, já cumprida neste documento, e em seguida planejar atividades didática que possam servir para educação ambiental. Nesta proposta os professores responsáveis pelo LIB vão direcionar os trabalhos dos alunos do curso de Licenciatura em Química para o estudo e produção de propostas de atividades em educação ambiental.
O presente estudo surge em decorrência da participação dos alunos do IFSP – curso integrado em administração que participou de reunião pública com o ministério público do estado de são Paulo sobre a preservação da bacia hidrográfica do Guaio.
O relatório pode ser baixado aqui.